Configurando Placa de Rede no Linux Ubutu

 

Linux é para todos.

Neste tutorial estaremos configurando a conexão de rede do seu computador de maneira rápida e fácil, de talhando  e explicando passo a passo de modo que não seja necessário o auxilio de um profissional.

Para iniciar a configuração da rede  clique no…  menu  Iniciar /  Sistema / Administração / Rede
Conforme o menu a baixo.


 

Será exibida uma tela solicitando a senha do administrador da maquina local, digite a sua senha de administrador. Na sequência se abrirá o Painel de Configuração de Rede.

 


Primeiro vamos identificar os componentes da tela, no topo esta a configuração de perfil, identificada como “LOCAL:” Que permite termos mais de uma configuração de perfil como Casa e Trabalho.
Por exemplo;  você usa seu note book  na empresa onde Trabalha e também em Casa. O perfil pode ser configurado com diferentes configurações digamos que na empresa a conexão seja estática, e em casa dinâmica.. Solucionamos este problema com a criação do perfil “Casa” e perfil “Trabalho”, você pode configurar e salvar cada  configuração em um perfil diferente, sendo assim ao alternar o local de uso do seu notebook, basta selecionar o perfil adequado e pronto. A rede esta configurada e pronta para uso.
Para iniciar o recurso Local clique na seta ao lado desta opção e clicar em “Criar Localização.

Na caixa de texto digite um nome que identifique a conexão. Exemplo: “Casa”, e clique em ok. Na aba Geral. Você  pode fazer a escolha do Nome da Máquina, que será exibido na rede e escolher o domínio em Nome do Domínio.   Preencha somente os campos necessários, ou seja só preencha o campo “Nome do Domínio”, se vc utiliza uma rede com Servidor de DHCP, ok sigamos em frente.


Na aba de Conexões, ao clicar nela ela mostrará  todas as sua placas de rede e dispositivos que possam se conectar com a rede. Neste exemplo, o computador que estamos configurando só possui uma placa de rede e uma placa de fax modem. Que é a configuração básica de hardware hoje em dia.
Selecione a placa de rede clicando sobre ela, e depois sobre o botão propriedades, na caixa de propriedades da interface vamos digitar os dados de configuração para a placa de rede. Inicialmente verifique se a opção habilitar esta conexão esta habilitada se não estiver habilite.
Digamos que a sua rede de casa esta sendo servida por seu modem/roteador ADSL “modem do Speedy da telefônica”  ligados a um HUB ou SWITSH” , ou mesmo diretamente ligado ao seu micro por cabo de rede, com os seguintes dados  :

 

Vamos utilizar o ultimo endereço IP liberado que será o IP: 192.168.1.10. para a maquina que estamos configurando,  clique sobre a caixa identificada como configurações e escolha Endereço estático, na caixa Endereço IP vamos digitar o ip que escolhemos que é 192.168.1.10. na caixa  máscara de rede será digitado a mascara 255.255.255.0, na caixa Endereço do gateway entraremos com o IP : 192.168.1.1 que é o IP do roteador.


Feito isso Clicando em OK na janela de Propriedades da interface e na janela de Configurações de Rede

pronto sua placa de rede estará configurada.