Dicas para o seu notebook não lhe deixar na mão

Dicas para o seu notebook não lhe deixar na mão
há algumas dicas que a maioria de nós sabe
 

Eu já sei como fazer isso ?! Você pode estar pensando: “outro artigo sobre como conseguir mais vida útil para a bateria do seu laptop. Grande coisa! Eu já sei como fazer isso!”. Bom, sabichões, vamos rir de seu excesso de confiança. Há ainda muito a aprender quando se fala em espremer mais um pouco ao carregar e estender a vida de sua bateria.

Então sim, há algumas dicas que a maioria de nós sabe. Se não, deveria saber:

  1. Escureça sua tela. A luz de fundo gasta bastante energia e drena a bateria.
  2. Minimize os processos de fundo. Além da energia, isso deixará seu sistema operacional mais rápido.
  3. Não use o drive de CD/DVD. Se você tem um filme para ver, é preferível que o copie para o HD ou para um pendrive. Isso vai poupar também o seu leitor ótico.
  4. Desabilite a antena sem fio quando não estiver em uso. É a mesma lógica de programas inúteis rodando em segundo plano – só sugam energia e memória.

Mas há ainda muito que você não sabe sobre tecnologia de baterias e as coisas que tanto ajudam quanto atrapalham o seu laptop.

Ganhando mais minutos por carregamento

O seu hardware é o maior fator na vida da bateria, de acordo com o analista principal para laptops da PC Mag, Cisco Cheng. De fato, softwares de gerenciamento de energia podem ajudar a minimizar o impacto que componentes internos causam na longevidade da bateria. Saber disso pode afetar sua decisão de compra se você procurando por um novo laptop (veja o box “Escolhendo um laptop para o máximo da vida da bateria” abaixo) ou ajudá-lo a conseguir o máximo de confiança possível do seu aparelho. Eis aqui algumas formas de aperfeiçoar o hardware para conseguir o máximo da bateria.

  1. Desligue as portas. Desabilite portas não usadas e componentes, como o VGA, a Ethernet, PCMCIA, USB e, sim, sua rede sem fio também. Você pode fazer isso através do Gerenciador de Dispositivos ou ao configurar um perfil de hardware separado (veja o próximo passo).
  2. Crie perfis de hardware que economizem energia. Configure seu laptop para várias situações nas quais você o utilize (em um avião, em uma lanchonete, no trabalho, etc). Você pode fazer isso através do menu de perfis de hardware ao clicar com o botão direito do mouse no Meu Computador e selecionar Preferências ou ao utilizar um utilitário freeware como o SparkleXP (para usuários do Windows XP).
  3. Configure sua tela para se desligar quando não está em uso. Isso é diferente de usar um protetor de tela, pois em vários casos isto requer que a luz de fundo da tela esteja ligada. Você pode definir o intervalo para desligar a tela nas opções de Gerenciamento de Energia do Windows – encontrado no Painel de Controle. É possível configurar perfis diferentes de desligamento de acordo com o uso ou não de fonte A/C.

A Fujitsu elaborou uma tabela de gerenciamento de energia com especificações de baixo consumo. Ela vale para qualquer notebook, então tente ao menos usá-la como parâmetro para assegurar se as suas configurações estão de acordo.

Configurações AC Bateria

  • Tela desligada 10 min 5 min
  • HD desligado 15 min 10 min
  • Standby 20 min 15 min

4. Desligue o seu notebook. Evite o desperdício, não deixe o seu aparelho ligado a noite inteira sem uso. Mesmo em modo stand-by, há ainda um consumo de energia que, além de maltratar a sua bateria, ainda é ecologicamente incorreto. Então, desligue e inclusive retire-o da tomada.


Estendendo a vida útil

A maneira mais fácil de dar à sua bateria uma morte prematura é danificá-la. Duas das causas mais comuns de danos são de superaquecimento e sobrecarregamento. Eis como você pode prevenir o aquecimento:

  1. Use um suporte de resfriamento quando usar o notebook no seu colo.
  2. Evite apoiar seu laptop em um travesseiro, colchão ou outra superfície macia que possa esquentar e impedir a circulação de ar.
  3. Limpe sua mesa. Pode soar estranho, mas se você tiver uma mesa suja e empoeirada, os resíduos vão acabar entupindo a entrada de ar. Uma vez que a poeira esteja dentro do seu laptop, é muito mais difícil removê-la. Você pode tentar acabar com ela com uma pistola de ar, mas você corre o risco de danificar componentes internos. Você também pode remover a entrada de ar e limpar a areia, mas lembre-se de que abrir seu laptop pode extinguir a garantia. Então, limpe sua mesa ao menos uma vez por mês, se não diariamente.
  4. Nunca armazene seu laptop em um lugar onde a temperatura ambiente exceda os 40 °C, como dentro de um carro ao sol ou em um pátio externo.
  5. Considere tirar sua bateria quando você estiver usando seu laptop conectado à tomada. Apenas tenha certeza de manter os contatos sempre limpos e longe de poeira.
  6. Para baterias de íon de lítio, você não precisa constantemente descarregá-las por completo e carregá-las. Já que elas não têm a mesma “memória” como híbridas de metal e níquel, é até melhor descarregar a de íon de lítio apenas parcialmente antes de recarregar. Você precisa fazer um descarregamento completo apenas a cada 30 carregadas.

Sobre carregamento de bateria ocorre quando você usa um adaptador AC que tem uma voltagem maior do que a especificada para o laptop (e a bateria), ou se o circuito do laptop constantemente sobrecarrega a bateria. Se você usar um substituto ou um adaptador, tenha certeza que a voltagem bata com a do seu laptop. Na pior das hipóteses,
sobre carregamento pode também danificar sua placa-mãe.

Escolhendo um laptop para o máximo de vida da bateria

Se você está procurando por um novo laptop, há especificações e componentes que você deveria considerar para ter maior quilometragem do seu sistema de bateria.

 

  1. Um processador de ultra baixa voltagem, como o Intel Penryn ou um da linha da VIA de processadores ULV.
  2. Compre a configuração que você vai usar. Do que adianta um note super potente para rodar office e navegar na Internet? Em geral, salvo alguns fabricantes ecologicamente corretos, quanto maior a potência do laptop, maior o uso de energia e o consumo da bateria. Pondere sobre o que você realmente precisa, mesmo que isso signifique um nettop como o Mobo, da Positivo. Um HD de estado sólido (isto é, com armazenamento em flash) requer menos energia e, por não possuir partes giratórias, vai sofrer menos esgotamento e rachaduras do que um disco rígido tradicional.
  3. Procure certificados de energia. Às vezes o Energy Star pode parecer bom, mas não é o único certificado. O padrão 80 Plus define fontes de energia que funcionam com 80% de eficiência ou mais. O EPEAT (Ferramenta de Avaliação Ambiental de Produtos Eletrônicos) é a certificação mais rigorosa, mas é mais encontrada em produtos corporativos. De qualquer forma, o produto que tiver maior produtividade com menos consumo de energia certamente irá ter uma bateria mais longeva.
  4. Uma tela adequada. Não exagere ao procurar um notebook com LCD enorme em widescreen se você não planeja assistir a filmes nele. Procure um tamanho de monitor que se encaixe às suas necessidades – quanto menor possível, melhor. Isso significa menos luz de fundo, o que vai também poupar a bateria.
  5. Faça um teste de aquecimento antes. Como vimos, se a bateria aquecer demais isso vai significar maior consumo de energia e menor vida útil.

De acordo com Andrew Bradner, gerente de linha de produção da APC, todas as baterias de íon de lítio são criadas com diferenças. A prova está na química. Infelizmente, é quase impossível discernir se a bateria que você está comprando foi manufaturada de forma adequada e utilizando material de alta qualidade. E apostar nisso não é tão fácil quanto acreditar que o fabricante da bateria de seu laptop será de melhor qualidade do que a bateria de uma terceirizada. Mas você pode seguir algumas dicas chave:

  1. Não seja mesquinho com sua bateria. Se você escolher uma bateria de baixo custo, provavelmente vai adquirir uma bateria que se degrada rapidamente e vai acabar comprando uma substituta logo de qualquer forma. Então, não economize tanto agora para salvar futuros gastos e evitar frustrações.
  2. Não compre uma bateria vencida. Um bom indicador da performance da bateria é o quanto de idade ela tem, quer seja usada ou nova. Se possível, olhe na parte de baixo da bateria para procurar a data de fabricação.

Creditos : Erick Rhey