Google Chrome OS – O sistema operacional do Google desenvolvido para netbooks

Gloogle Chome OS
Google Chrome OS
 

O Google anunciou seu novo projeto, o Google Chrome OS. Quem olha rápido o nome, pode pensar que é uma nova versão para o navegador Chrome já existente, mas não, não é nada disso

Na verdade, o novo projeto do Google é bem ambicioso, e promete uma grande mudança no mercado de netbooks, que vem ganhando mais força a cada dia que passa.

O Google Chrome OS é um sistema operacional leve de código aberto, e que terá como foco inicial os netbooks.
O código-fonte do Chrome OS vai ser disponibilizado ainda esse ano, e deverá chegar aos netbooks à venda no segundo semestre de 2010. “Já estamos conversando com alguns parceiros sobre o projeto, e em breve já estaremos trabalhando com a comunidade de Código-aberto, nós queremos compartilhar nossa versão agora para que todos possam entender o que estamos tentando alcançar”, declararam os representantes da empresa.

 A ideia do novo sistema operacional partiu do projeto do Browser (navegador) Chrome, uma vez que, todos os sistemas operacionais usados atualmente, nasceram em uma era que a web não existia. “É a nossa tentativa de repensar o que os sistemas operacionais devem ser”.

 O que podemos esperar do Google Chrome OS? Velocidade, simplicidade e segurança. “Estamos desenvolvendo o OS para ser rápido e leve, para iniciar e levá-lo à web em poucos segundos”, informou o Google. “Nós estamos voltando ao básico e redesenhando completamente a arquitetura de segurança do OS para que os usuários não tenham que lidar com vírus, malware e updates de segurança”, completou.

 

E para aqueles que se perguntaram: “ué, mas e o Android?” O Android é um projeto diferente, que tem como alvo os dispositivos móveis em geral desde smartphones até netbooks. O Google OS é um novo projeto, que está sendo desenvolvido especialmente para as pessoas que gastam a maior parte do tempo na web, e poderá ser utilizado tanto no netbook (alvo principal) quanto no seu desktop. Sendo assim, usuários de netbooks ainda vão poder escolher entre o Android e o Google Chrome OS, uma facilidade que só mesmo o Google poderia nos proporcionar.

Imagino que se você leu esse post até o fim deve estar tão empolgado quanto eu, o único problema agora é a longa espera até 2010, mas vindo do Google tenho certeza que valerá a pena!

Autora: Mariana Musa