História do vírus no GNU – Linux

A curta história do vírus no GNU / Linux
 

clique para ampliar
Mapa cronológico Linux

 

A crença popular de que os sistemas operacionais como o Mac ou GNU / Linux sem vírus é falsa. Obviamente existem e cada dia há mais ameaças a eles. É interessante ver como os criadores de malware estão concentrando seus esforços em plataformas com um número maior de usuários. GNU / Linux também é vulnerável a determinados programas, malware, worms e vírus tradicionais , por isso oferecemos uma gama de opções de segurança gratuita ( ClamAV , AVG , Avast e F-Prot ) e mostrar-lhe um pequeno resumo da história dos vírus GNU / Linux.

1996:

VLAD grupo de crackers escreveu o primeiro vírus GNU / Linux conhecido como Staog. Fabricado uso de uma vulnerabilidade no kernel que lhe permitia ficar como um processo residente e esperar por um binário foi implementado. Uma vez executado, o vírus foi adicionado ao ficero causa. Depois que o vírus foi descoberto, a vulnerabilidade foi corrigida rapidamente. VLAD vírus também foi responsável pelo Windows 95 Boza.

 

1997:
O vírus da felicidade chegou ao GNU / Linux como um vírus executáveis ​​anexados ao sistema e impedir que sejam executados. Um usuário tinha que ter acesso root, portanto, que o vírus foi eficaz. Hoje Debian continua a ser vulneráveis ​​a este vírus, embora a ameaça é mínima, pois os usuários geralmente não trabalham cone raiz.
1999:
Não havia nenhum vírus conhecido esse ano, mas é no mínimo curioso que a mensagem foi lançada em PCs, exortando-vos a instalar o Linux. Veio na altura do vírus Melissa e apareceu uma mensagem sobre o Tuxissa PC comentou que o vírus se instalar o Linux, foi apenas uma mensagem em si, sem qualquer seguimento.

 

2000:
Um vírus conhecido como Virus.Linux.Winter.341 chegou e foi introduzida em arquivos ELF. Este formato é o executável em Linux. O vírus era muito pequeno, apenas 341 bytes, e inserido Lotek por Wintermute na seção de notas do arquivo ELF. O vírus também podem alterar o nome do computador de Wintermute, mas nunca ganham o controle da máquina, a fim de conseguir esse efeito.

 

2001:
Este ano fiquei bastante emocionado no mercado vírus GNU / Linux desde que o vírus começou ZipWorm, ligado em qualquer arquivo Zip que estava no mesmo diretório que ele correu. Em seguida foi o vírus Sátiro que não foi prejudicial, aumentando a entrada de arquivo ELF unix.satyr versão 1.0 (c) por Oded Shitdown janeiro de 2001 Mions] http://shitdown.sf [.**. também tenho um vírus Ramen chamado que substituiu o arquivo index.html com sua própria versão de Ramen Crew mostrando na parte superior e um pacote de Ramen Noodles na parte inferior. Outra ameaças Linux de 2001 foi o worm de Queijo bloqueando a backdoors criados pelo vírus Ramen.

 

2002:
Vulnerabilidade no Apache nortearam a criação e expansão de Mughty worm. O worm explorava vulnerabilidades na interface SSL do Apache para infectar computadores silenciosamente. Depois que você criou uma conexão com um servidor de IRC e está à espera de um canal para receber instruções / comandos.

 

2003:
Este ano veio vírus inofensivo como o Rike vírus, escrito em assembler e é fechada em arquivos ELF. Uma vez anexado alargar o espaço ocupado pelo arquivo e escreveu Rike nesse espaço.

 

2004:
Semelhante ao vírus anterior, o primeiro vírus atingiu o binômio mercado de estender o tamanho do arquivo e escreveu a entrada [Cyneox / DCA nesse espaço. O vírus se espalhou após a execução do arquivo infectado.

 

2005:
Lupper worm começou a se disseminar entre os servidores web Linux vulneráveis. O worm estava procurando por uma URL específica e tentei usar um exploit que se aproveitou de uma vulnerabilidade no PHP / CGI. Se o servidor está autorizado a receber comandos remotos e baixar os arquivos, em seguida, início da infecção e continuou à procura de outros servidores para infectar.

 

2006:
Uma variante do worm apareceu Mighty 2002, conhecida como Kaiten. Abre uma conexão com um canal de IRD e aguarda comandos para ser executado.

 

2007:
Uma falha de segurança no OpenOffice serviu para espalhar um vírus conhecido como BadBunny. Este vírus infecta o Windows, Mac e Linux. O vírus cria um arquivo badbunny.py e um script criado XChat badbunny.pl , um vírus infectando outros arquivos Perl Perl. Houve também um renomado Troy, Rexob, uma vez que a máquina abriu uma execução de código que permite backdoor.
2009:
No ano passado houve um problema para usuários do GNOME baixando o ” screensaver “e arquivos aparentemente seguro, mantendo-se um protetor de tela chamada Cachoeira. Uma vez instalado na máquina abriu uma porta dos fundos, após a execução que a máquina de participar em ataques DDoS. Este tipo de ataque como MMOwned.com sites afetados.

 

2010:
Este ano veio worm Koobface que se espalham através de redes sociais e foi destinado para o Windows, Mac e, mais recentemente, GNU / Linux. Uma vez infectado o computador, o vírus estava buscando FTPs informações de login e redes sociais. Quando a senha for comprometida, o vírus enviava uma mensagem infectada para todos os seus contatos.

 

Obviamente esta é uma lista incompleta não é todos os vírus existentes de curso, mas é uma pequena amostra de vírus e worms para o GNU / Linux. Com isto queremos dizer um sistema de varredura de vez em quando não faz mal a ninguém, e ter opções gratuitas ( ClamAV , AVG , Avast e F-Prot ), não há desculpa para não fazer uso.
 
 
 
link relacionado: Vírus no linus ?