Ponto de Fuga – Photoshop CS2

Ponto de Fuga - Photoshop CS2
Edição de Ponto de Fuga – Vanishing Point no Photoshop CS2
 

Edite imagens sem dificuldades, Muitas são as melhorias realizadas entre as versões de um programa. A intenção delas é torná-lo mais eficiente e prático, aumentando sua capacidade e acrescentando novas possibilidades para as ferramentas já existentes, além da inclusão de outras. A edição CS3 do Photoshop vem cheia de novidades. Uma que sofreu muitos aperfeiçoamentos foi a edição de ponto de fuga (Vanishing Point), que será trabalhada ao longo deste tutorial.

Presente no software desde sua versão anterior, a CS2, a edição a partir do ponto de fuga foi muito bem recebida pelos usuários e profissionais em geral. Ela permitiu a criação de diferentes planos dentro de uma imagem com perspectiva e a edição inteligente desses planos, respeitando-se o sentido e a distância dos objetos. Tomando como exemplo a possibilidade de copiar trechos da ima- gem e aplicá-los a outros pontos com o Clone Stamp (o popular carimbo para os brasileiros), é importante ressaltar que a ferramenta é inteligente a ponto de reconhecer que deve diminuir proporcionalmente o tamanho dos objetos quando eles são introduzidos mais próximos do ponto zero e, portanto, mais dis- tantes do olho do observador.

Outro exemplo de edição possível com o Vanishing Point é a exclusão de elementos dentro de uma figura, que utiliza o mesmo princípio do que foi citado no pará- grafo anterior. Essa função também permite a edição de imagens sem desrespeitar a perspectiva presente nas fotos. As imagens realmente se adaptam ao caminho, obedecendo a relação com a posição do ponto de fuga. Sem dúvida, uma excelente adição para um software já bastante versátil, proporcionando um sem número de aplicações diferentes. A edição de imagens por meio de Vanishing Point no Photoshop CS2 era, ainda que bastante dinâmica, limi- tada em suas funções. Isso pode ter acontecido pelo fato de ter sido a primeira edição do software a apresentar tal possibilidade. Esse “problema” obviamente não foi perce- bido de imediato pelos usuários que experimentaram o recurso naquela versão do programa. Para os criadores do recurso, foi importante ouvir os consumidores para aperfeiçoar e oferecer uma versão mais afinada com as necessidades de todos.

A princípio, cada plano era obrigatoriamente perpendicular 90º em relação aos demais, o que impedia uma edição mais precisa de certos objetos, digamos, pela posição em que estava a fachada de um prédio na foto. Nada disso, no entanto, tornou a novidade menos interessante para os usuários, contudo, ninguém deseja encontrar limites quando tem acesso a uma ferramenta nova. Pode ser muito frustrante imaginar diversos usos para um recurso novo e descobrir que este só pode ir até certo ponto.

Ao longo dos 18 passos descritos a baixo você conhecerá algumas das muitas possibilidades do Vanishing Point. Não deixe de utilizá-lo como acréscimo aos conhecimentos que já possui, pois ele, como tudo mais no Photoshop, vem para somar e melhorar o processo criativo.

 
Ponto de Fuga - Photoshop CS2
 
1 – Abra a imagem em que deseja trabalhar e a outra que deseja aplicar à primeira. Selecione a figura a ser aplicada com Ctrl + A e a copie com Ctrl + C. Pode fechá-la, se desejar.
 
Ponto de Fuga - Photoshop CS2
 
 
2 – Com apenas a imagem principal aberta, crie uma nova ca- mada por meio do comando Shift + Ctrl + N ou pelo menu Layer, New, Layer.
 
 
 
Ponto de Fuga - Photoshop CS2
 
 
3 –Os comandos que devem ser realizados no passo anterior criam uma novacamada,vazia. Vocêdeve,agora,selecionaressacamadaeiraomenu Filter, Vanishing Point.
 
Ponto de Fuga - Photoshop CS2
 
4 – Dentro da área de edição de ponto de fuga (Vanishing Point), a ferramenta ativa deverá ser CreatePlaneTool (C). Faça quatro pontos em uma das faces da imagem.
 
Ponto de Fuga - Photoshop CS2
5 – Eis como deve estar a imagem depois de fechados os quatro pontos. Observe que há uma grade azul sobre a área que foi selecio- nada no passo anterior.
 
Ponto de Fuga - Photoshop CS2
 

6 – A título de curiosidade, uma seleção de grade com a cor vermelha não poderá ser usada. Caso o resultado seja esse, o plano será inválido. Edite ou refaça a seleção.

Perspectiva

 
Ponto de Fuga - Photoshop CS2
 
7 – Uma grade na cor amarela também não é válida. É possível editar um plano amarelo, no entanto os resultados não serão orientados corretamente. O melhor é refazer a edição.
 
Ponto de Fuga - Photoshop CS2
 
8 – Depois de criar um plano na cor azul, clique, com a tecla Ctrl pressionada, em uma das arestas centrais da grade e arraste. Surgirá uma segunda face 90º a partir da original.
 
Ponto de Fuga - Photoshop CS2
 
 
9 – Ao pressionar a tecla Alt e clicar em uma das arestas centrais da nova face, é possível movimentá-la, como se fosse uma porta. Use essa função para ajustar o ângulo correto sobre a imagem.
 
Ponto de Fuga - Photoshop CS2
 
10 – Algumas imagens exigem mais do que duas faces por não terem cantos retos. Use a ferramenta Edit Plane Tool (V) para consertar possíveis falhas.
 
pontofuga12.jpg
 
 
11 – A seguir, é hora de colar (Ctrl + V) a imagem inicialmente selecionada dentro da área de edição do ponto de fuga para que possamos iniciar a aplicação de imagens em perspectiva.
 
Ponto de Fuga - Photoshop CS2
 
12 – Com o mouse, arraste a figura colada para dentro do plano azul. Note que ela se adaptará à área criada, respeitando, inclusive, a orientação das faces. Ao final, clique em OK.
 
Ponto de Fuga - Photoshop CS2
 
13 – Crie uma cópia (Ctrl + J) da camada com a nova roupagem da caixa e bloqueie-a clicando no local indicado na foto. Diminua a opacidade da camada do embrulho original.
 
pontofuga15.jpg
 
14 – A seguir, selecione a ferramenta Eyedropper Tool (I) e clique sobre uma área da caixa. Com a cor selecionada, preencha a camada de cópia criada no último passo. Mova-a para baixo (Ctrl + [).
 
Ponto de Fuga - Photoshop CS2
 
15 – Crie outra camada e, por meio da ferramenta Gradiente (G) ou Brush (B), faça algumas sombras, obedecendo à imagem original. Se preferir, diminua a opacidade dessa camada.
 
Ponto de Fuga - Photoshop CS2
 
16 – Crie uma seleção nas abas da caixa para eliminar o excesso das camadas. Isso pode ser feito com o Polygonal Lasso (L) ou com o auxílio de um Path.
pontofuga18.jpg
 
17 – Agora, sua imagem deve estar assim. Este é o momento de corrigir pequenas falhas e detalhes a fim de tornar sua composição mais harmoniosa.
 
Ponto de Fuga - Photoshop CS2
 
18 – Vários planos podem ser criados com o Vanishing Point. Solte a imaginação e aproveite o recurso ensinado neste tutorial para inúmeras criações.