Tutorial Excel parte 3 – Criando Operações Básicas

Fórmulas genuína força motriz da planilha

As fórmulas são a genuína força motriz de uma planilha. Se a fórmula definir adequadamente uma fórmula, ela calculará a resposta correta quando for introduzida em uma célula, e daí por diante,
manter-se-á sempre atualizada, recalculando os resultados no caso de haver alteração em qualquer dos dados envolvidos na operação. Sempre que uma fórmula tiver que ser digitada. Deverá, OBRIGATORIAMENTE, ser precedida do sinal de IGUAL (=).Para editar dados de células, posicione o mouse sobre ela e tecle F2.
Sobre as funções de planilha:

O Microsoft Excel contém muitas fórmulas predefinidas ou internas conhecidas como funções de planilha. As funções podem ser usadas para efetuar cálculos simples ou complexos.

A função mais comum em planilhas é a função SOMA( ), que é usada para somar os valores de um intervalo de células. Embora você possa criar uma fórmula para calcular o valor total de algumas células que contêm valores, a função de planilha SOMA() calculará diversos intervalos de células.

OPERADORES EM FÓRMULAS DO EXCEL
os principais operadores que podemos utilizar em fórmulas do Excel. Os operadores especificam o tipo de cálculo que
você deseja efetuar nos elementos de uma fórmula. O Microsoft Excel inclui quatro tipos
diferentes de operadores de cálculo:
· aritméticos
· de comparação
· de texto
· de referência
Operadores aritméticos:
Efetuam operações matemáticas básicas como adição, subtração ou multiplicação, combinam números e produzem resultados numéricos. Na tabela a seguir, temos uma descrição desses operadores utilizados em fórmulas do Excel:

Operador

Descrição

Exemplo

+

Adição

=B5+B6+B7

Subtração

=C6D6

*

Multiplicação

=C1*20

/

Divisão

=A2/B5

%

Porcentagem. Utilizado para especificar porcentagens.

Por exemplo, para inserir o valor de cinco por cento

em uma célula, digite o seguinte:

5% ou 0,05.

=A3*20%

ou

=A3*0,2

^

Exponenciação. É utilizado para elevar o primeiro operando ao expoente definido pelo segundo operando.

O seguinte exemplo eleva

2 no expoente 3: =2^3

=A9^B9

Operadores de comparação:
Comparam dois valores e produzem o valor lógico VERDADEIRO ou FALSO. Por exemplo, se utilizarmos a seguinte fórmula:
=F6<F10
Se o valor contido na célula F6 for menor do que o valor contido na célula F10, a fórmula irá retornar VERDADEIRO; caso contrário, irá retornar FALSO. A seguir, a descrição desses operadores disponíveis no Excel:

 

Operador

Descrição

Exemplo

=

Igual

Retorna verdadeiro quando os dois valores forem iguais.

=F4=F10

>

Maior do que

Retorna verdadeiro quando o primeiro valor for

maior do que o segundo.

=F4>F10

<

Menor do que

Retorna menor quando o primeiro valor for

menor do que o segundo.

=F4<F10

>=

Maior ou igual a Retorna verdadeiro quando o primeiro valor for

maior ou igual ao segundo.

=F4>=F10

<=

Menor ou igual a Retorna verdadeiro quando o primeiro valor for

menor ou igual ao segundo.

=F4<=F10

<>

Diferente

Retorna verdadeiro quando os dois valores comparados forem diferentes

=F4<>F10

Operadores de texto:
O operador de texto & é utilizado para concatenar (juntar) texto. Por exemplo, se tivermos o nome do contribuinte na coluna A e o sobrenome na coluna B, podemos utilizar o operador & para gerar o nome completo na coluna C. Para isso, utilizaríamos a seguinte fórmula:
=A1 & ” ” & B1
Observe que utilizamos um espaço em branco entre aspas (” “). Esse espaço em branco é utilizado para que o sobrenome não fique “grudado” com o nome.
Utilizamos o operador & para concatenar as diferentes partes que formam o nome completo:
1. O nome que está na coluna A.
2. Um espaço em branco (” “).
3. O sobrenome que está na coluna B.
Operadores de referência:
Combinam intervalos de células para cálculos.
Operador: (dois pontos)->Operador de intervalo: produz uma referência a todas as células entre duas referências, incluindo as duas referências, como por exemplo: B5:B15.
Utilizaremos esse operador quando aprendermos a utilizar fórmulas no Excel.
Apenas a título de exemplo, considere a fórmula: =SOMA(A1:A30). Essa fórmula irá retornar a soma de todos os valores contidos na faixa de célula A1 até A30.
Essa fórmula é equivalente à seguinte fórmula:
·
=A1+A2+A3+A4+A5+A6+A7+A8+A9+A10+A11+A12+A13+A14+A15
· +A16+A17+A18+A19+A20+A21+A22+A23
· +A24+A25+A26+A27+A28+A29+A30
Operador união “;” (ponto-e-vírgula): Esse operador é utilizado para “unir” vários intervalos de células, de tal forma que os mesmos sejam tratados como um único intervalo. Por exemplo, para somarmos os valores dos intervalos B5:B15, mais os valores do intervalo C32:C200 mais o valor da célula X45, utilizamos a seguinte fórmula:
=SOMA(B5:B15;C32:C200;X45)

 

ORDEM DE AVALIAÇÃO DOS OPERADORES NO MICROSOFT EXCEL:
Vamos a alguns exemplos práticos para entender a ordem de avaliação.
Ex. 1. Qual o resultado da seguinte fórmula:
=5*6+3^2
R: 39. Primeiro, o 3 é elevado ao quadrado e nossa expressão fica assim: =5*6+9.
Depois, é feita a multiplicação e nossa expressão fica assim: =30+9. Finalmente, é feita a soma, obtendo-se o resultado 39.
Ex. 2. Vamos utilizar parênteses para modificar a ordem de avaliação da expressão anterior. Qual o resultado da seguinte fórmula:
=5*(6+3)^2
R: 405. Primeiro é feito a operação entre parênteses e a nossa expressão fica assim:
=5*9^2. Entre a multiplicação e a exponenciação, primeiro é efetuada a exponenciação e a nossa expressão fica assim: =5*81. A multiplicação é calculada e o resultado 405 é obtido. Veja como um simples parêntese altera completamente o resultado de uma expressão.
FUNÇÕES NO EXCEL – INTRODUÇÃO
O uso de funções:
Uma função é uma fórmula especial, predefinida, que toma um ou mais valores (os parâmetros), executa uma operação e produz um valor ou valores. As funções podem ser usadas isoladamente ou como bloco de construção de outras fórmulas.
O uso de funções simplifica as planilhas, especialmente aquelas que realizam cálculos extensos e complexos. Por exemplo, ao invés de digitar a fórmula.
=A1+A2+A3+A4+…+A200
Você pode usar a função SOMA(A1:A200), para calcular a soma das células do intervalo entre a célula A1 e a célula A200.
Se uma função aparecer no início de uma fórmula, anteceda-a com um sinal de igual, como em qualquer fórmula. Os parênteses informam ao Excel onde os argumentos iniciam e terminam; lembre-se de que não pode haver espaço antes ou depois dos parênteses. Os argumentos podem ser números, textos, valores lógicos ou referências.
Para usar uma função, basta incluí-la nas fórmulas da planilha. A seqüência de caracteres usada em uma função é chamada sintaxe. Todas as funções têm basicamente a mesma sintaxe. Se você não a seguir, o Microsoft Excel exibirá uma mensagem indicando que há um erro na fórmula. Seja qual for o tipo de fórmula, ao incluir uma função no início de uma fórmula, inclua um sinal de igual antes da função.
Os argumentos são especificados sempre dentro dos parênteses. Os argumentos podem ser números, texto, valores lógicos, matrizes, valores de erro ou referências a uma célula ou faixa de células. Para que o argumento seja válido, é preciso que ele gere um valor válido. Algumas funções aceitam argumentos opcionais, não necessários para que a função execute os cálculos.
Os argumentos também podem ser constantes ou fórmulas. As fórmulas podem conter outras funções. Uma função que tem como argumento uma outra função é chamada função aninhada. No Microsoft Excel, você pode aninhar até sete níveis de funções em uma fórmula. Veremos exemplos de funções aninhadas no decorrer deste Curso.
As funções são fórmulas predefinidas que efetuam cálculos usando valores específicos, denominados argumentos, em uma determinada ordem, denominada sintaxe.
Por exemplo, a função SOMA() adiciona valores ou intervalos de células, e a função PGTO() calcula os pagamentos de empréstimos com base em uma taxa de juros, na extensão do empréstimo e no valor principal do empréstimo.
Os argumentos podem ser números, texto, valores lógicos como VERDADEIRO ou FALSO, matrizes, valores de erro como #N/D, ou referências de célula. O argumento atribuído deve produzir um valor válido para esse argumento. Os argumentos também podem ser constantes, fórmulas ou outras funções.
A sintaxe de uma função começa com o nome da função, seguido de um parêntese de abertura, os argumentos da função separados por ponto-e-vírgula (;) e um parêntese de fechamento.
Se a função iniciar uma fórmula, digite um sinal de igual (=) antes do nome da função. Essa sintaxe não possui exceções, ou seja:
1. Em primeiro lugar vem o nome da função e uma abertura de parênteses.
Por Ex. =Soma(
2. Em seguida, vem uma lista de parâmetros separados por ponto-e-vírgula (;). O número de parâmetros varia de função para função. Algumas possuem um único parâmetro, outras possuem dois ou mais, e assim por diante. Por exemplo, a função soma pode conter, no mínimo, um parâmetro e, no máximo, trinta parâmetros.
Por Ex. =Soma(A1;C3;F4). Essa fórmula retorna o valor da soma dos valores das células passadas como parâmetros, ou seja, essa fórmula é equivalente à: =A1+C3+F4.
3. Após a lista de parâmetros, fechamos os parênteses. Por Ex. =Soma(A1;C3;F4).
Agora nossa fórmula está completa.
Na tabela a seguir temos mais alguns exemplos de utilização da função SOMA().

Exemplo função SOMA

Descrição

Descrição

Soma dos valores no intervalo de células de A1 até A20.

=SOMA(A1:A20;C23)

Soma dos valores no intervalo de células de A1 até A20,

mais o valor da célula C23.

=SOMA(A1:A20;C23;235)

Soma dos valores no intervalo de células de A1 até A20,

mais o valor da célula C23, mais o valor

235, o qual foi

passado diretamente como parâmetro.

=SOMA(A1:A20;C10:C50)

Soma dos valores no intervalo de células de A1 até A20

mais os valores do intervalo de C10 até

C50.

FUNÇÕES INTERMEDIÁRIAS DO EXCEL
Uma Introdução às Funções Básicas do Microsoft Excel
Apresentação: vamos aprender algumas funções básicas do Excel. Nesta lição
aprenderemos a utilizar as seguintes funções:
  1. · SOMA()
  2. · MÉDIA()
  3. · MÁXIMO()
  4. · MÍNIMO()
  5. =SOMA( )

Essa função produz a soma de todos os números incluídos como argumentos, ou seja, que estiverem dentro do intervalo especificado. Sintaxe: =SOMA(núm1;núm2;intervalo 1;intervalo 2;…)
São permitidos de 1 a 30 argumentos. Os argumentos devem ser números, matrizes ou referências que contenham números.
Exemplo:  Se A1, A2 e A3 contiverem respectivamente os números 5, 8 e 2, então:
=SOMA(A1:A3)
resultará 15
=SOMA(A1:A3;15;5)
resultará 35
=MÉDIA( )
Essa função produz a média (aritmética) dos argumentos. Ela aceita de 1 a 30 argumentos, e os argumentos devem ser números, matrizes ou referências que contenham números.

 Importante: o nome da função deve ser escrito com o acento; caso contrário será gerado um erro.
Sintaxe: =MÉDIA(núm1;núm2;intervalo 1;intervalo 2;…)
Por ex.: =MÉDIA(5;6;7) irá retornar o valor 6.
=MÉDIA(A1:A20) irá retornar a média dos valores na faixa de A1 até A20.
=MÁXIMO( )
Essa função retorna o maior número da lista de argumentos, ou seja, fornece o valor do maior número que estiver dentro do intervalo de células passado como parâmetro. A função MÁXIMO( ) aceita até 30 argumentos. Os argumentos devem
ser números ou matrizes ou referências que contenham números.
Importante: o nome da função deve ser escrito com o acento; caso contrário será gerado um erro.
Sintaxe: =MÁXIMO(núm1;núm2;intervalo 1;intervalo 2;…)
São usados argumentos que sejam números, células vazias, valores lógicos ou representações de números em forma de texto. Argumentos que sejam valores de erro ou texto que não possa ser traduzido em números causarão erros.
Exemplo:Se o intervalo A1:A5 contiver os números 10, 7, 9, 27 e 2, então:
=MÁXIMO(A1:A5)
resultado 27
=MÁXIMO(A1:A5;30)
resultado 30
=MÍNIMO( )
Essa função é bem parecida com a função MÁXIMO(), só que retorna o menor número de uma lista de argumentos, ou que esteja dentro do intervalo de células.
Essa função também aceita até 30 argumentos que devem ser números, ou matrizes ou referências que contenham números.
Sintaxe: =MÍNIMO(núm1;núm2;intervalo 1;intervalo2;…)
Exemplo: Se A1:A5 contiver os números 10, 7, 9, 27 e 2, então:
=MÍNIMO(A1:A5)
resultado 2
=MÍNIMO(A1:A5;0)
resultado 0
FUNÇÕES INTERMEDIÁRIAS DO EXCEL – II
utilizar as seguintes funções:
· CONT.VALORES()
· CONT.SE()
· SOMASE()
=CONT.VALORES(intervalo1;intervalo2;…;intervalon)
Essa função conta a quantidade de valores contida na lista de argumentos ou no intervalo
das células especificadas como argumento. Essa função aceita de 1 a 30 argumentos. Os argumentos devem ser números, ou matrizes ou referências que contenham números.
Sintaxe: =CONT.VALORES(valor1;valor2;intervalo1;…)
Exemplo: Se todas as células em A1:A10 contiverem dados, quer sejam números, textos ou qualquer outro dado, exceto a célula A3, então:
=CONT.VALORES(A1:A10) –> resulta 9
=CONT.SE( )
Essa função conta de acordo com um critério definido. Por exemplo, em uma planilha com dados sobre os funcionários, podemos querer contar quantos funcionários estão locados para o departamento de Contabilidade. Podemos usar a função CONT. SE, para, a partir da coluna Seção, contar quantos funcionários pertencem ao departamento de Contabilidade.
Sintaxe: =CONT.SE(FAIXA;Critério)
Exemplo: Se na faixa de B2 até B50 tivermos 10 vezes a palavra CONTAB, indicando que o funcionário é da Contabilidade, então:
=CONT.SE(B2:B50;”CONTAB”) –> Retorna 10
NOTA: o critério deve vir sempre entre aspas, mesmo que seja um teste numérico.
Por exemplo, para contar quantos valores maiores do que 20 existem na faixa de A1 até A50, utilizamos a seguinte fórmula:
=CONT.SE(A1:A50;”>20″).
=SOMASE( )
Essa função procura em uma coluna por determinados valores (por exemplo, procura em uma coluna pela Seção do funcionário) e, caso encontre o valor procurado, utiliza os valores de outra coluna para ir somando. Por exemplo, em uma planilha com dados sobre os funcionários, podemos querer somar o total de salários para todos os funcionários que estão locados para o departamento de Contabilidade.
Podemos usar a função
SOMASE()
para, a partir da coluna Seção, verificar os funcionários que pertencem a Contabilidade (CONTAB) e somar os respectivos salários na coluna de Salários.
Sintaxe: =SOMASE(FAIXA_DE_TESTE;Critério;FAIXA_VALORES_A_SOMAR)
Exemplo: Se na faixa de B2 até B50 tivermos 10 vezes a palavra CONTAB, indicando que o funcionário é da Contabilidade, e na coluna F, de F2 até F50, tivermos as informações sobre o salário, então:
=SOMASE(B2:B50;”CONTAB”;F2:F50)
Retorna a soma dos salários dos 10 funcionários da Contabilidade. Em resumo, procura na faixa de B2:B50 pela palavra CONTAB; ao encontrar, desloca-se para a coluna F (onde está o valor dos salários) e vai somando os valores dos salários para os funcionários do departamento de Contabilidade.
FUNÇÕES INTERMEDIÁRIAS DO EXCEL – III
neste lição aprenderemos a utilizar as seguintes funções:
· ESQUERDA()
· DIREITA()
· OU()
· E()
· NÃO()
=ESQUERDA()
Essa função atua em valores do tipo texto. A função esquerda retorna um determinado número de caracteres a partir da esquerda (início) de uma String de Texto.
Sintaxe: =ESQUERDA(String ou Endereço;Número de Caracteres)
Exemplo: Se na célula B2 tivermos o texto “Curso Básico de Excel 97”, então:
=ESQUERDA(B2;7) –> Retorna Curso B
=ESQUERDA(“Todos devem Participar”;4) Retorna Todo Observe que o espaço em branco também conta como um caractere.
=DIREITA()
Essa função atua em valores do tipo texto. A função direita retorna um determinado número de caracteres a partir da direita (final) de uma String de Texto.
Sintaxe: =DIREITA(String ou Endereço;Número de Caracteres)
Exemplo: Se na célula B2 tivermos o texto “Lições de Excel 2002”, então:
=DIREITA(B2;7) –> Retorna xcel 2002
=DIREITA(“Todos Devem Participar”;4) Retorna ipar Observe que o espaço em branco também conta como um caractere.
=E()
Todos os argumentos devem ser verdadeiros, para que a função retorne um valor verdadeiro.
Sintaxe: =E(Argumentos)
Exemplo: =E(2<3;7>5) –> Retorna Verdadeiro
=E(2>3;5>4)) –> Retorna Falso
Também podemos utilizar referência a Células. Por exemplo, se na Célula A5
tivermos o valor 10, teremos o seguinte:
=E(A5<12;A5=10) –> Retorna Verdadeiro
=E(A5<10;5>3) –> Retorna Falso, pois A5<10 é falso
 =OU()
Pelo menos um dos argumentos testado deve ser verdadeiros, para que a função retorne um valor verdadeiro. A função somente retorna falso, quando todos os argumentos testados forem falsos.
Sintaxe: =OU(Argumentos)
Exemplo:
=OU(2<3;7>5) –> Retorna Verdadeiro
=OU(2>3;5>4)) –> Retorna Verdadeiro
=OU(2>3;5<4) –> Retorna Falso
Também posso utilizar referência a Células. Por exemplo, se na Célula A5
tivermos o valor 10, teremos o seguinte:
=OU(A5<12;A5=9) –> Retorna Verdadeiro
=OU(A5<10;5<3) –> Retorna Falso
=não()
Inverte o valor de uma expressão lógica, se a expressão for verdadeira, retorna
falso, e, se a expressão falso, retorna verdadeiro.
Sintaxe: =NÃO(Argumento)
Exemplo:
=NÃO(2>3) -> Retorna Verdadeiro
=NÃO(3>2) -> Retorna Falso
Filtragem
A ferramenta Filtragem é boa para selecionar dados numa lista grande. Filtrar é exibir dados que atendem uma certa condição e ocultar os demais.
Vamos filtrar a planilha Preços de automóveis da seguinte maneira: vamos exibir apenas as linhas dos carros da categoria Sedan; vamos construir a tabela Preços de Automóveis:
1. Selecione o intervalo de dados (A3:D20);
2. No menu Dados clique em Filtrar e em AutoFiltro. Surgirão botões ao lado de cada título de coluna;
3. Clique no botão do título Categoria e selecione a opção Sedan.
4. Pronto. O Excel exibirá apenas as linhas de carros Sedan:
 

 Planilha Preços de Automóveis filtrada Para exibir as linhas ocultas pela filtragem, clique no menu Dados, em Filtrar e na

opção Mostrar tudo.
Vamos fazer mais uma filtragem de modo diferente. Vamos exibir apenas os carros que custam menos de R$ 20.000,00. Faça assim:
1. Clique no botão da coluna Preço;
2. Escolha ao opção Personalizar… Surgirá a caixa de diálogo Personalizar AutoFiltro;

3. No primeiro campo selecione É menor do que e, no segundo campo, digite 20.000,00;
4. Clique em OK:
Caixa de diálogo Personalizar AutoFiltro
Para remover um filtro clique em Dados, em Filtrar… e desmarque a opção AutoFiltro.
construa outras tabelas ou utilize os comandos e formulas que vc aprendeu aqui em suas planilhas ok.