14 dicas importantes da rede sem fio

linksys - WRT54-G

Rede sem fio

1. Roteadores em cima
Roteador wireless com ponto de acesso integrado (AP) deve ser

colocado na posição central da casa ou escritório para melhor distribuição do sinal. Coloque no local mais alto, mesmo que seja no alto da parede, e jamais deixe em lugares inferiores, como debaixo da mesa.

2. Evite rebatidas de sinal
Objetos metálicos como grandes armários de arquivos ou grossas paredes de cimento podem causar interferência nos sinais de uma rede sem fio. Tente então manter o roteador longe deles. Mover alguns centímetros para escapar desses objetos pode melhorar o sinal.

3. Conflitos de Wi-Fi
Certifique-se de que os canais em uma rede 802.11b/g estão configurados para 1, 6 ou 11 (confira no manual do aparelho qual a melhor configuração). Evite canais que se sobrepõem a outras redes Wi-Fi, pois isso pode causar interferência no sinal.

4. Upgrade de segurança
Se você está preocupado com a segurança e ainda usa um WEP (Wired Equivalent Privacy) para criptografia, é melhor mudar o sistema imediatamente. O WEP pode ser facilmente quebrado por qualquer pessoa com tempo livre e ferramentas certas. O melhor é fazer um upgrade do software, do firmware e do hardware (se necessário) e mudar para WPA2 (Wi-Fi Protected Acess 2). Configure uma senha longa e complicada para tornar seu sistema virtualmente impenetrável.

5. Mescle IPs estáticos e dinâmicos
É uma boa política misturar endereços de DHCP (IPs dinâmicos) com IPs estáticos para seu computador. Mantenha um número limitado de IPs dinâmicos para os convidados.

6. Evite configuração via CD
Muitos fornecedores oferecem um CD para acessar as funcionalidades do roteador. Se você souber qual seu endereço de IP, tipicamente algo como 192.168.1.1, tudo que precisa fazer é digitá-lo em seu navegador para ter o endereço do roteador. Os controles do aparelho baseados na rede aparecerão assim que você fornecer o nome do usuário e senha.

7. Bloqueio no firewall
Se dois computadores não conseguem se conectar um ao outro através de uma rede para compartilhar uma impressora, desative temporariamente qualquer firewall que esteja usando. Se a conexão se normalizar, você já sabe a origem do problema. Entre com o endereço de IP da rede para cada firewall e tenha o acesso normalizado.

8. Use um IP de reserva
Usar o DHCP significa que seu computador pode mudar de IP todo dia. Você pode evitar isso usando um IP estático, mas também pode usar reservas de DHCP (disponível em roteadores mais novos). Essa funcionalidade especifica um endereço único de MAC (Media Access Control, o endereço do hardware) de um adaptador de rede, por isso, um IP nunca muda, ainda que ele seja dinâmico.

9. Descubra seu endereço de MAC
Você pode descobrir seu endereço de MAC (que também é chamado de “endereço físico”) e do IP (estático ou dinâmico) digitando ipconfig/all no Prompt de comando do Windows.

10. Evite competição com 2.4 GHz
As interferências podem vir de diversas fontes que usam o mesmo espectro de rádio. O 802.11b/g usa a frequência 2.4 GHz, que é a mesma de muitos telefones sem fio e até mesmo de fornos micro-ondas. Se seu acesso à internet cai quando você vai esquentar a pizza do dia anterior no micro-ondas, tire o laptop da cozinha. Se for (financeiramente) possível, adquira um roteador 802.11n com suporte às frequências de 5 e 2.4 GHz. E guarde a de 5 GHz para suas conexões mais importantes.

11. Funcionalidades extras do DNS
Os servidores DNS utilizam seqüências de números que podem ser transformadas em uma URL fácil de memorizar. O OpenDNS (www.opendns.com) substitui o DNS padrão, acelerando as solicitações de conexão e oferecendo funcionalidades extras, como filtros contra phishing.

12. Monitore a rede do Mac OS X
Se você usa Macintosh e quer monitorar constantemente sua rede e todas as estatísticas de seu computador, como uso de memória RAM ou do hard disk, vá ao diretório de programas (Applications) e busque pelo aplicativo Activity Monitor na pasta Utilities. Coloque no Dock para acessá-lo mais rapidamente e poder ver um gráfico completo sobre todas as atividades do computador na rede.

13. Crie contas separadas
Se você divide o computador com mais alguém, procure criar uma conta diferente para cada pessoa. Você pode fazê-lo através do Painel de Controle do XP e do Vista ou no System Preferences do Mac OS X. Tome cuidado para não deixar permissões de administrador para crianças e instale filtros para acesso à rede sem fio e internet.

14. Identifique interferências
Se você suspeita de alguma interferência — se sua conexão super-rápida está excessivamente lenta —, veja se seu laptop identifica alguma outra rede que não seja a sua. Alguém da vizinhança pode ter uma rede no mesmo canal. Pergunte aos vizinhos que canal eles estão usando e mude a sua se necessário.