Configurando a rede no Windows

Rede configurando windows XP

Compartilhamento e acesso a compartilhamentos de redes

Configurar uma rede local no Windows XP é quase “conhecimento comum”. Quase todo mundo sabe, Mas, não faz mal fazer uma revisão rápida da configuração, afinal, sempre existem detalhes que passam desapercebidos. Esta dica também é útil se você está começando agora .

No Windows XP, a configuração de rede vai dentro do Painel de Controle > Conexões de rede, onde são listadas todas as placas instaladas:

Dentro das propriedades de cada interface, vai uma lista dos protocolos disponíveis. As opções “Cliente para redes Microsoft” e “Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft” ativam o compartilhamento e acesso a compartilhamentos de redes em outros micros Windows, usando o protocolo SMB. As máquinas Linux também podem participar, usando o Samba. Além de compartilhar arquivos e acessar compartilhamentos em outros micros, o servidor Samba pode servir como servidor de autenticação para as máquinas Windows, facilitando o gerenciamento dos logins de acesso nas máquinas Windows.

Mantendo o “Compartilhamento de arquivos e impressoras para redes Microsoft” ativo, você pode compartilhar pastas clicando com o botão direito sobre elas e acessando a opção “Compartilhamento e segurança”. Marque a opção “Compartilhar esta pasta na rede” e, opcionalmente, a opção “Permitir que usuários da rede alterem meus arquivos” para tornar o compartilhamento leitura e escrita. Por padrão, o Windows XP utiliza uma pasta chamada “Arquivos compartilhados”, que é a única compartilhada por padrão. Para compartilhar outras pastas, você precisa primeiro clicar sobre o link “Se você entende os riscos de segurança, mas deseja compartilhar arquivos sem executar o assistente, clique aqui”, dentro da aba de compartilhamento.

O mesmo vale para as impressoras instaladas, que você pode compartilhar através do “Painel de Controle > Impressoras”. Clique com o botão direito sobre ela, e acesse a opção “Compartilhamento”:

Você pode visualizar e acessar os compartilhamentos disponíveis nas outras máquinas da rede através do menu “Meus locais de rede”, dentro do próprio Windows Explorer, o famoso “Ambiente de rede”:

A navegação em redes Windows é um recurso que depende fortemente do envio de pacotes de broadcast e da figura do “Master Browser”, uma das máquinas da rede, eleita com a função de colocar “ordem na casa”, localizando os compartilhamentos e entregando a lista para as demais. Em resumo, existem muitas coisas que podem dar errado, fazendo com que novos compartilhamentos demorem para aparecer, ou que micros configurados para usar diferentes grupos de trabalho (porém na mesma rede) não se enxerguem.

Nesses casos, você pode mapear o compartilhamento manualmente. Ainda dentro do Windows Explorer, clique com o botão direito sobre o “Meu Computador” e acesse a opção “Mapear unidade de rede”. Na tela seguinte, escolha uma letra para a unidade e indique o endereço IP, ou nome do servidor, seguido pelo nome do compartilhamento, como em “\\192.168.1.233\ut“. Note que você usa duas barras invertidas antes do nome do servidor, e mais uma barra antes do nome do compartilhamento. Ao acessar um servidor que fica ligado continuamente, você pode marcar a opção “Reconectar-se durante o logon”, o que torna o mapeamento permanente:

Voltando às propriedades da conexão, a configuração da rede vai dentro das propriedades do protocolo TCP/IP, onde você pode escolher entre ativar o cliente DHCP, ou configurar manualmente os endereços. O segundo servidor DNS é desejável pela questão da redundância, mas não é obrigatório dentro da configuração:

Ao usar uma máquina XP com duas, ou mais conexões de rede, é possível ainda criar uma ponte (bridge connection) dentre elas, permitindo que os micros conectados a cada uma das duas interfaces enxerguem-se mutuamente.

Imagine uma situação onde você tenha três micros e precisa configurar rapidamente uma rede entre eles para jogar uma rodada de Doom 3, sem usar um switch. Se um dois micros tiver duas placas de rede (mesmo que seja uma placa cabeada e uma placa wireless), você pode usar cabos cross-over, ou conexões wireless add-hoc para lugar os outros dois micros a ele. Inicialmente, o micro com as duas placas enxergaria os outros dois, mas os dois não se enxergariam mutuamente. A ponte resolve este problema, permitindo que os três se enxerguem e façam parte da mesma rede.

Para ativa-la, selecione as duas placas com o mouse, clique com o botão direito e acesse a opção “Conexões em ponte”.