CS2 Photoshop
 CS2 – Adobe – Photoshop

1- Área de Trabalho

O Photoshop é um software de retoque de fotografias, pinturas e edição de imagens que roda em ambiente Macintosh e Windows. Depois de editadas, pode-se exportar as imagens para diversos formatos gráficos, ou então imprimi-las.

Ao ingressar no curso de Photoshop, você poderá ter a certeza de estar aprendendo a utilizar uma ferramenta profissional que é utilizada na maior parte das revistas e jornais do mundo. Apesar de toda essa capacidade, é importante ressaltar que o software não faz tudo sozinho e nem faz milagres. Ele facilita, mas não substitui a criatividade e o talento do artista. O Photoshop possui ferramentas de desenho, porém, ele não é o mais indicado para tal função, para isso existem outros softwares como:

• Corel Draw e Ilustrator – indicado para ilustrações vetoriais.
• Auto Cad – indicado para desenhos técnicos que necessitam de precisão matemática.
A área de trabalho consiste nos seguintes componentes:
Barra de menus A barra de menus contém menus para execução de tarefas. Os menus estão organizados por tópicos. Por exemplo, o menu Camadas contém comandos para trabalhar com camadas.
Caixa de ferramentas A caixa de ferramentas contém ferramentas para criar e editar imagens.
Barra de opções A barra de opções fornece opções de uso de ferramenta.
Paletas As paletas ajudam a monitorar e modificar as imagens.
Paleta seca A paleta seca ajuda na organização de paletas na área de trabalho.
1.1- Caixa de Ferramentas
A Caixa de ferramentas é uma barra vertical que aparece normal mente do lado esquerdo da janela do Photoshop. Ela contém várias

ferramentas, sendo muitas delas agrupadas em um único botão. Quando esse botão é clicado (expandido) aparece uma lista com as outras ferramentas do grupo. Posicionar o ponteiro sobre uma ferramenta exibe uma dica com o nome dessa ferramenta e a tecla de atalho do teclado.

Todos os botões que contém ferramentas ocultas estão marcados com um pequeno triângulo na parte inferior direita do seu ícone.

22 Photoshop CS2

Ferr. Mover (V)

Ferr.Varinha Mágica(W)

Ferr.Pincel Recuperação(J)

Ferr. Corte demarcado (C)

Ferr.Fatia(K)

Ferr.Letreiro Retangular(V)

Ferr.Pincel(B)

Ferr. Laço (L)

Ferr.Subexposição(O)

Ferr.Carimbo(S)

Ferr.Pincel Histórico(Y)

Ferr.Degradê(G)

Ferr.Borracha(E)

Ferr.Desfoque(R)

Ferr.Sel.Demarcador(A)

Ferr.Texto horizontal(T)

Ferr.Caneta(P)

Ferr.Zoom(Z)

Ferr.Mão(H)

Ferr.Conta-gotas(I)

Ferr.Retângulo(U)
Ferr.Observações(N)
Definir cor de primeiro plano
Editar no imageready
Opções de janelas
Editar no modo Máscara
Controle de cores
Definir cor plano fundo
Ferramentas de seleção e recorte
Ferramentas de tratamento de imagem

 

Ferramentas de seleção e recorte , Ferramentas de navegação na tela , ]Ferramentas de desenho e pintura , Ferramentas vetoriais e Ferramentas de tratamento de imagem.
Ao selecionar a maioria das ferramentas, o ponteiro do mouse passa a corresponder ao ícone da ferramenta. Por padrão, o ponteiro de marca de seleção aparece em forma de mira; o ponteiro da ferramenta texto, em forma de I e as ferramentas de pintura, como ícone de Tamanho do Pincel. Cada ponteiro padrão possui um ponto ativo diferente, onde começa um efeito ou uma ação na imagem. Com todas as ferramentas, exceto as ferramentas mover, comentários e texto, é possível alternar para cursores precisos, que aparecem em forma de mira centralizados sobre o ponto ativo.
1.2- Barra de opções
A maioria das ferramentas possui opções que são exibidas na sua barra de opções. A barra de opções é sensível ao contexto, sendo modificada à medida que diferentes ferramentas são selecionadas. Algumas configurações na barra de opções são comuns a várias ferramentas (como modos de pintura e opacidade) e outras são específicas para uma ferramenta (como a configuração Borracha Automática para a ferramenta lápis). É possível mover a barra de opções para qualquer lugar da área de trabalho e encaixá-la na parte superior ou inferior da tela.
palete de cores

 

As paletas são guias que agrupam recursos para monitorar e editar a imagem. Por padrão, as paletas ficam distribuídas no lado direito da janela do Photoshop, mas podemos posicioná-las em qualquer parte da janela. Para mover basta clicar e arrastar sua barra de titulo .

1. .2- Encaixando paletas

Ao encaixar as paletas, é possível visualizar diversas paletas ao mesmo tempo e movê-las como um grupo. Grupos inteiros de paletas não podem ser encaixados de uma só vez, mas você pode encaixar as paletas de um grupo para outro, uma de cada vez.
Para encaixar paletas:

Arraste a guia de uma paleta para a parte inferior de outra paleta de modo que a parte inferior da paleta de destino fique realçada. Para mover um grupo encaixado inteiro, arraste sua barra de título.
1. . – Personalizando o espaço de trabalho
As posições de todas as paletas abertas e caixas de diálogo móveis são salvas quando você sai do aplicativo. Além disso, é possível iniciar com posições padrão de paletas ou restaurar posições padrão a qualquer momento.
Além de salvar as posições das paletas e as caixas de diálogo quando você sair do aplicativo, é possível salvar vários layouts como espaços de trabalho diferentes.
Para salvar o layout do espaço de trabalho atual:
1. Escolha Janela > Espaço de Trabalho > Salvar Espaço de Trabalho.
2. Insira um nome para o espaço de trabalho e clique em OK.
Para escolher um espaço de trabalho:
Escolha Janela > Espaço de Trabalho e selecione um espaço de tra- balho no submenu.
Para excluir um espaço de trabalho:
1. Escolha Janela > Espaço de Trabalho > Excluir Espaço de Traba- lho.

2. Selecione o espaço de trabalho que deseja excluir e clique em Excluir.

 Para restaurar paletas para posições padrão:
  Siga um destes procedimentos:
• Escolha Editar > Preferências > Geral, em seguida, selecione Salvar Locais de Paletas.
• Escolha Janela > Espaço de Trabalho > Redefinir Locais de Paletas.
1.4- Paleta Seca
 A barra de opções inclui uma paleta seca que ajuda na organização e no gerenciamento das paletas. A paleta seca apenas estará disponível quando estiver sendo usada uma resolução de tela superior a 800 pixels x 600 pixels (é recomendada uma configuração de pelo menos 1024 x 768 ). As paletas ficam ocultas quando armazenadas na paleta seca. No item do menu Janela, associado a uma paleta armazenada, será exibido Mostrar quando ela estiver armazenada. Ao clicar no título de uma paleta armazenada na paleta seca, a paleta será exibida até que você clique fora dela.

Para armazenar paletas na paleta seca:

Arraste a guia da paleta até a paleta seca para realçá-la.
Para utilizar uma paleta na paleta seca:

Clique na guia da paleta.

A paleta permanecerá aberta até que você clique fora dela ou clique na guia da paleta.
1.5- Visualização da Imagem
A visualização é controlada pelas ferramentas Zoom e Mão e pela paleta Navegador. O menu Visualizar também tem alguns comandos para trabalhar a visualização da imagem.
1.5.1- Ferramentas Zoom e Mão A ferramenta zoom controla a exibição da imagem, ampliando ou reduzindo sua visualização. Seu uso pode ser através de cliques ou através do arraste. A ferramenta Mão serve para arrastar a imagem dentro da janela quando ela for maior que a própria janela.
1.5.2- Paleta Navegador
A paleta Navegador tem uma miniatura da imagem e uma barra de controle na sua base. Na barra de controle podemos digitar uma porcentagem de zoom ou arrastar um controle deslizante que amplia ou reduz a visualização da imagem.
Se a imagem for maior que a sua própria janela podemos arrastá-la dentro da miniatura da paleta Navegador e reposicioná-la. Uma borda vermelha indica qual área da imagem está visível.

1.6- Organização das Janelas

Quando várias imagens estão abertas no Photoshop podemos usar os comandos de organização das janelas para distribuí-las melhor na tela. Os comandos de organização da janela estão no menu Janela >Organizar.

1.7- Régua, Guias e Grades

1.7.1- As Réguas
As Réguas são duas barras (uma vertical e outra horizontal) exibidas nas partes superior e lateral esquerda da janela de desenho. A
função delas é ajudar no posicionamento com precisão o alinhamento dos elementos do desenho.
Para exibir ou ocultar a régua use o comando Visualizar > Réguas.
Para acessaras as configurações das réguas basta dar um clique duplo em qualquer uma delas. Será exibida uma janela onde pode-se alterar a unidade de medida, tamanho das colunas e as resoluções de impressão e de tela. Essas configurações também são acessíveis através do comando Editar > Preferências > Unidade e Réguas. No canto superior esquerdo da janela onde as duas réguas se encontram e onde fica o botão que marca o zero (0,0) da régua. arrastando-o para qualquer parte da imagem você reposiciona a origem da réguas.

1.7.2- As Linhas Guias

As guias são linhas horizontais e verticais arrastadas a partir das réguas. Sua tarefa é ajudar a posicionar com precisão os elementos
de desenho. O recurso ajustar às Guias, quando ativado, força o elemento que está sendo arrastado a se alinhar com a linha guia mais próxima. Dessa forma, você pode alinhar os diversos objetos (camadas) da imagem.

1.7. – A Grade

A grade é um recurso parecido com as guias e tem o propósito de ajudar no alinhamento dos objetos. Ela aparece como uma malha quadriculada sobre o desenho. Para exibir a grade use o comando Visulaizar > Mostrar > Grade.
Para ativar o ajuste pela grade use o comando Visualizar > Ajustar a > Grade.

1.7.4- Ferramenta medir

A ferramenta medir calcula a distância entre dois pontos da área de trabalho. Quando você mede de um ponto a outro, uma linha que não pode ser impressa é desenhada e a barra de opções e a paleta Informações mostram as seguintes informações:
• A localização inicial (X e Y).
• As distâncias horizontal (L) e vertical (A) percorridas a partidos eixos x e y.
• O ângulo medido em relação ao eixo (A).
• A distância total percorrida (D1).
• Ao utilizar um transferidor, é possível visualizar duas distâncias percorridas (D1 e D2).

Todas as medidas, exceto o ângulo, são calculadas na unidade de medida atualmente definida na caixa de diálogo de preferências em
Unidades e Réguas.
Para exibir uma linha de medida existente:

Selecione a ferramenta medir .

Para medir entre dois pontos:

1. Selecione a ferramenta medir .
2. Arraste do ponto inicial para o ponto final. Mantenha pressionada a tecla Shift para restringir a ferramenta a múltiplos de 45°.
. Para criar um transferidor de uma linha de medida existente, mantenha pressionada a tecla Alt e arraste em um ângulo de uma extremidade da linha de medida ou clique duas vezes na linha e arraste.
Mantenha pressionada a tecla Shift para restringir a ferramenta a múltiplos de 45°.

Para editar uma linha de medida ou um transferidor:

1. Selecione a ferramenta medir .
2. Siga um destes procedimentos:
• Para redimensionar a linha, arraste uma extremidade de uma linha de medida existente.
• Para mover a linha, coloque o ponteiro em uma linha afastada das extremidades e arraste-a.
• Para remover a linha, coloque o ponteiro em uma linha afastada das extremidades e arraste-a para fora da imagem.

1.7.5- Extras

Guias, grades, demarcadores de destino, arestas de seleção, fatias, mapas de imagem, limites do texto, linhas de base do texto, se-
leções de texto e comentários são Extras não imprimíveis que ajudam a selecionar, mover ou editar imagens e objetos. Você pode ativar ou desativar um Extra ou qualquer combinação deles sem afetar a imagem. É possível também mostrar ou ocultar Extras escolhendo o comando Extras no menu Visualizar.

1.8- Exibindo informações de arquivo e imagem Informações sobre o tamanho do arquivo atual e outros recursos da imagem são exibidas na parte inferior da janela do aplicativo.
1. Clique no triângulo na borda inferior da janela do aplicativo.
2. Selecione uma opção de visualização:
 • Perfil do Documento para exibir o nome do perfil de cor utilizado pela imagem.
• Dimensões do Documento para exibir as dimensões da imagem.
•Tamanhos do Trabalho para exibir informações sobre a quantidade de RAM e disco de trabalho utilizados para processar a imagem. O  número à esquerda representa a quantidade de memória utilizada atualmente pelo programa para exibir todas as imagens abertas. O número à direita representa a quantidade total de RAM disponível para processar as imagens.
• Capacidade para exibir a porcentagem de tempo realmente em operação em vez de ser feita a leitura e gravação do disco de trabalho. Se o valor for menor que 100%, o Photoshop utilizará o disco de trabalho, tornando a operação mais lenta.
• Encadeamento para exibir o tempo utilizado para concluir a última operação.
• Ferramenta Atual para visualizar o nome da ferramenta ativa.
• Tamanho do Documento para exibir informações sobre a quantidade de dados na imagem.
O número à esquerda representa o tamanho de impressão da imagem aproximadamente o tamanho do arquivo salvo e achatado no formato do Adobe Photoshop. O número à direita indica o tamanho aproximado.

1.9- Camadas

O recurso de Camadas é responsável pela separação dos elementos que compõem o layout, de modo que fique mais fácil removê-los ou editá-los se necessário. Tecnicamente elas são como folhas transparentes empilhadas. Em cada uma dessas folhas é colocada uma parte do desenho. As camadas não guardam apenas partes da imagem. Elas também são úteis para produzir máscaras, canais alfa, ajustes e efeitos com mais precisão a imagem. (Abordaremos melhor este assunto no capítulo 10 – Camadas ).

Quando criamos um arquivo no Photoshop, uma camada com o nome de Plano de Fundo é automaticamente criada. À medida que adicionamos elementos no projeto, devemos criar camadas para que ele fiquem separados e sejam mais fáceis de serem manuseados. Exceção deve ser feita a formas prontas e textos, nos quais o próprio programa cria automaticamente as camadas.

Quando queremos inserir novas camadas podemos usar tanto o menu Camadas quanto a paleta Camada. Para criar uma nova camada pelo menu é só clicar no menu camada > Nova > camada. Para criar uma nova camada pela paleta camada é só clicar no ícone criar uma nova camada que se encontra na barra inferior da paleta camadas. Uma nova camada será inserida sobre a camada Plano de Fundo. Dê um duplo clique sobre o nome da camada para que ela possa ser renomeada. Antes de usar a camada é necessário selecioná-la.

A seleção de uma camada se faz com um clique nela, dentro da paleta Camadas.

Para excluir uma camada da pilha existe várias maneiras. Podemos usar o menu camada > excluir > camada ou pela paleta camadas > ícone excluir camada.

Outra forma de excluir a camada na paleta Camadas é clicar com o botão direito do mouse nela. No menu pop-up exibido clique no comando Excluir camada.

Uma camada pode ser movida para qualquer lado do desenho, reposicionando seu conteúdo dentro da imagem. Pode também ser reposicionada dentro da pilha de camadas da paleta camadas. Para move-la, basta selecione a camada na paleta camadas. escolher a ferramenta mover e na janela do desenho dê um clique e arraste para onde quiser. A camada será reposicionada onde você soltar o mouse.

Para alterar a ordem das camadas na pilha da paleta Camadas, clique na camada e arraste-a (para cima ou para baixo) para a nova posição. Não podemos arrastar e reposicionar, na pilha, a camada Plano de Fundo. Ela sempre fica abaixo de todas as outras. Geralmente usa-se essa camada para inserir um desenho fixo na imagem.
A visualização das camadas é controlada pelo ícone de olho que fica à esquerda da camada. Quando clicamos no ícone de olho a camada fica oculta ou é reexibida. As opções de bloqueio que se encontram na paleta camadas, ajudam na edição e proteção do conteúdo da camada. Quando uma camada está bloqueada aparece um ícone de cadeado à direita do nome dela.
O cadeado é sólido quando a camada está totalmente bloqueada e vazado quando está parcialmente bloqueada.
Use essas opções de bloqueio quando o desenho na camada estiver pronto. Assim ela não será alterada por engano durante a edição. Para desbloquear uma camada, dê um duplo clique no ícone do cadeado, uma caixa de diálogo Nova camada será aberta, a qual transformará a camada bloqueada em uma camada simples.
Basta nomeá-la e clicar em OK.

autor : adminis