Mantenha seus dados seguros

Dados seguros

Não tem espaço o suficiente ?

Se você acha que não precisa de um backup de absolutamente cada byte no seu drive ou não tem espaço o suficiente para guardar todos aqueles arquivos, então um programa de backup de arquivos e pastas é o suficiente para salvar os dados que você precisa.

 

Backup Online

Backup local para drives externos ou ópticos é uma prática excelente, mas nem sempre pode proteger seus dados. Se você armazenar seus dados e backups no mesmo local, ambos podem ser apagados por algum desastre. Serviços de backup online oferecem uma solução.

Os serviços são baratos (normalmente US$5 ao mês), os melhores não irão deixar sua navegação ou uso do PC lentos (depois de um grande upload inicial, pelo menos) e não é preciso lidar com nenhuma mídia. Eles também encriptam seus dados antes, durante e depois da transmissão para seus servidores de potência industrial. Você pode ter processamento de dados e uploads rodando ocultos e ainda ter ciclos da CPU livres o suficiente ou agendá-los para rodar automaticamente.

Enquanto todos esses serviços mantêm seus dados em locais seguros e remotos, existem diferenças reais entre eles. A maior é o quanto é configurável facilmente, escolher arquivos e pastas para backup e, especialmente, conseguir arquivos de volta. Os melhores serviços, como HP Upline e o SOS Online Backup oferecem guias para racionalizar os processos. Outros, como IDrive, estão cheios de interfaces confusas ou uso de termos técnicos voltados a programadores.

Existem também diferenças em segurança. O SOS Online Backup, por exemplo, encripta seus dados no seu computador, durante a transferência e, depois, codifica novamente no servidor – ele pode até espalhar seus dados entre vários servidores. Alguns, como o Carbonite Online PCBackup e SOS, chegam ao ponto de dar a você a opção de ser o único detentor da chave de decriptação. Mas tenha cuidado se você escolher essa opção: se você esquecer a senha, nenhuma força na terra pode restaurar seus dados.

Como eles funcionam

A maior parte desses serviços sugere fazer backup do básico – Meus Documentos, Minhas Imagens, Minhas Músicas, Meus Vídeos. Alguns podem até fazer backup de arquivos abertos. Isso é importante com e-mails do Outlook, já que o arquivo está aberto boa parte do tempo.

Alguns serviços marcam seus arquivos no Windows Explorer para mostrarem quais foram feitos arquivados e quais estão na espera. O Carbonite é particularmente forte aqui. O cliente de um serviço pode também inserir escolhas no menu do botão direito no Windows Explorer – por exemplo, para permitir que você adicione um arquivo no grupo dos quais está sendo feito o backup. O MozyHome e o IDrive adicionam Back up immediately (“fazer backup imediatamente”) ou Back up as soon as possible (“fazer backup o mais rápido possível”).

Opções de agendamento variam entre esses serviços. O Upline trabalha apenas oculto, então você não pode colocá-lo para realizar o upload sempre às 3 da manhã. Outros fazem backup somente em horários agendados. Os melhores, como SOS e MozyHome, podem fazer backup tanto com um agendamento ou ocultos. Além disso, a não ser que você tenha grandes quantidades de banda, é melhor fazer upload das menores quantidades de dados que irão garantir uma segurança adequada. O SOS faz backup completo do conjunto de arquivos uma vez e depois faz backups “incrementais”. Existem dois níveis de backups incrementais: uploads apenas de arquivos modificados ou apenas de partes modificadas de arquivos modificados – como SOS faz – para economizar mais banda. Outra técnica para economia é comprimir arquivos antes do upload – neste método, porém, ele irá consumir alguns ciclos locais.

Recuperando seus dados

Restaurar dados de outro PC diferente do original – uma tarefa que você teria de enfrentar se chegasse a perder sua máquina inteira – é um grande desafio. O Carbonite, por exemplo, caiu neste aspecto. Ele eventualmente conseguia resolver o trabalho, mas não tão facilmente. A segurança entra em cena aqui, também. Ele tem uma política de segurança à prova de balas que requer um download de um software para restauração, então a decriptação só ocorre em seu computador, não o deles. O MozyHome, por outro lado, permite fazer download de um arquivo ZIP sem encriptação de seu backup inteiro – sem mesmo usar SSL. Mais uma vez, o SOS lidera o bando em restauração, fazendo o processo tanto simples quanto seguro.

A versificação de arquivos (mantendo cópias históricas) é útil se você acidentalmente fez um backup de uma versão corrompida. Muitos serviços fazem isso, mas os melhores lhe mostram cada versão de cada arquivo, numerada e datada num menu acessível com o botão direito do mouse ou na interface.

Seja lá qual serviço você escolher, não o utilize para fazer backup de programas e sistemas operacionais – atenha-se a dados insubstituíveis de outra maneira. Fazer upload de grandes quantidades de informação – mesmo com redes de alta velocidade – pode levar um longo, longo tempo. Se você tem grandes quantidades de dados para fazer backup, um serviço online não é a melhor solução.

Drive Imaging

Discos rígidos queimados não são desastres se você faz regularmente imagens de backup. Diferente dos programas de backup normais, que fazem cópias arquivo por arquivo, esse tipo duplica um HD inteiro (ou uma ou mais partições) byte por byte, mantendo a estrutura de dados idêntica – incluindo o software de nível baixo que o Windows necessita.

Se seu drive queimar ou seu PC se tornar instável, você pode restaurar seu sistema para o estado exato que ele estava quando você fez a imagem. Se você não conseguir inicializar seu PC, você pode fazê-lo funcionar com um CD de emergência, e então restaurar da imagem num drive externo, rede ou drive de DVD, ou até mesmo de uma guardada em outra partição do drive.

Estes produtos também podem clonar um sistema e copiar partições para HDs fisicamente separados. Alguns podem transferir completamente seu sistema Windows atual para um novo computador que usa diferentes tipos de hardware de armazenamento – algo que normalmente é quase impossível. Os produtos atuais irão funcionar ocultos e podem criar backups incrementais, economizando tempo por armazenar somente as mudanças feitas desde o último backup completo. Você também pode editar um backup para copiar uma versão antiga de qualquer arquivo, usando uma opção que faz a imagem aparecer como uma letra e drive no Windows Explorer.

Todos os utilitários aqui podem salvam para o mesmo HD físico que você está fazendo backup, e podem até salvar uma cópia da sua partição do sistema Windows para a mesma partição – algo não recomendável. Melhor ter seu backup num drive físico separado no caso do seu atual queimar. Também é possível armazenar em mídias removíveis se você não se importar de ficar trocando de discos na gravadora. De qualquer maneira, se você está agindo seriamente para preservar seus dados, use um meio que possa ser guardado em outro local.

Os quatro produtos comerciais testados permitem que o uso do Windows Explorer para procurar em uma imagem de backup assim como você faria com um drive real. O freeware DriveImage XML tem um explorador de arquivos personalizado que funciona quase tão bem. Nos produtos comerciais, a imagem age como um drive virtual, ganhando sua própria letra de drive. Você pode visualizar arquivos do backup clicando duas vezes neles no Explorer ou pode copiar arquivos do drive virtual para o seu real. O gerenciador de arquivos no Drive Image XML permite que você faça o mesmo. Uma única e valiosa característica do Shadow Project Desktop 3.1 permite que você grave de novo em um drive virtual para poder, por exemplo, passar um programa de remoção de vírus em uma imagem se você descobrir que o malware contaminou seus backups.

Um aviso importante: Nunca instale mais de um programa do tipo ao mesmo tempo em seu sistema. Estes utilitários se valem de opções de acesso de disco de nível baixo do Windows e, se você tiver dois instalados simultaneamente – mesmo se só um deles estiver rodando -, um deles ou ambos não irão funcionar. Se decidir tentar mais de um, certifique-se de completamente desinstalar o primeiro e reinicie seu sistema antes de instalar o próximo.

Se você usa OS X 10.5 (Leopard), você já tem software de backup de drive. Basta ligar um drive externo USB ou FireWire e o OS irá oferecer a opção de fazer um backup de todos os seus dados com o já incluso Time Machine. Porém, usuários do OS X 10.4 Tiger devem recorrer a produtos genéricos como o freeware Carbon Copy Cloner e SuperDuper! (US$27.95). Ambos suportam backups automáticos agendados, são confiáveis e restauram um Mac para perfeitas condições.