Tutorial Excel parte 1 – informações gerais

Planilhas Eletrônicas multiuso

EXCEL Planilhas Eletrônicas multiuso da Microsoft, possui recursos que fazem deste aplicativo o programa mais elaborado da suíte Office.

Esse programa coloca linhas e colunas dentro de sua memória e as manipula de acordo com as fórmulas. Trabalhando com o Excel, o usuário será capaz de criar tabelas, gráficos, funções, além de, num estágio avançado de conhecimento, poder utilizar o programa para criação de páginas na Internet.

Informações Gerais:

  • LINHA: Dentro da janela da planilha, as linhas são identificadas por números na lateral esquerda da tela, que vão de 1 a 65.536.
  • COLUNA: As colunas são identificadas com letras de A a Z e combinações de letras até totalizarem 256 colunas. A LARGURA PADRÃO da coluna em uma nova planilha é de 8,43 pt, mas pode se tornar mais larga (até 255 caracteres) ou mais estreita (até 1 caractere) CÉLULA: Trata-se da unidade de uma planilha na qual são inseridos os dados. A inserção de cada coluna e linha em uma planilha forma uma célula (A1, C4, F8).
  • CÉLULA ATIVA: É a célula exibida com a borda em negrito, indicando que ela está selecionada e onde os dados serão digitados.
  • INTERVALO DE CÉLULA: É uma região da planilha selecionada a fim de permitir que se trabalhe, edite, formate e modifique mais de uma célula ao mesmo tempo.

 

A planilha será inserida á esquerda da PLAN que estiver ativa. EXCLUINDO PLANILHAS DE UMA PASTA DE TRABALHO:

Selecionar as planilhas que deseja excluir. EDITAR / EXCLUIR PLANILHA

 A planilha seinserida á esquerda da PLAN que estiver ativa.

EXCLUINDO PLANILHAS DE UMA PASTA DE TRABALHO:

Selecionar as planilhas que deseja excluir.
EDITAR / EXCLUIR PLANILHA

ESSE PROCESSO NÃO TEM VOLTA CUIDADO!

INSERINDO LINHA E COLUNAS NA PLANILHA: LINHA / Posicione o cursor

ABAIXO da linha a ser inserida: INSERIR / LINHAS / COLUNAS: Posicione o cursor Á DIREITA da coluna a ser inserida: INSERIR / COLUNAS.

Formatando Páginas:

Entrando em ARQUIVO CONFIGURAR PÁGINA:

  • Aba Página: Configuração de ORIENTAÇÃO do papel (Retrato: vertical ou paisagem: horizontal).
  • Aba Margens: Podem ser alterados as medidas das margens e o alinhamento da planilha na página.
  • Aba Cabalho e Rodapé: Permite a personalização do cabalho e do rodapé da página.

Formatar lulas:

ABA MERO:

Permite formatar o conteúdo da célula a partir de várias opções disponíveis.

ABA ALINHAMENTO:

Permite formatar o texto tanto na horizontal como vertical do texto, em três posições diferentes, podendo incluir uma opção de RETORNO AUTOMÁTICO DO TEXTO, quando o texto for maior que a  célula.

ABA FONTE:

Permite selecionar qualquer fonte do Windows, estilo, tamanho, cor e efeitos.


ABA BORDA:

Permite selecionar qualquer efeito de borda para a célula selecionada, incluindo os quatro lados simultaneamente. Podese escolher um estilo, cor e espessuras para lados diferentes.

ABA PADRÕES:

Permite escolher uma cor e um tipo de preenchimento para a lula.

 

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Gráficos:

Criando gráficos numa planilha