Removendo malwares Ferramenta de Remoção Windows – Softwares Mal-intencionados

Ferramenta de  Remoção de Software Mal-intencionado do Windows

A Ferramenta de Remoção de Software Mal-intencionado do Windows ajuda a remover softwares mal-intencionados de computadores que executam o Windows 10, Windows 8.1, Windows Server 2012 R2, Windows 8, Windows Server 2012, Windows 7 ou Windows Server 2008.

A Microsoft geralmente libera a MSRT mensalmente como parte do Windows Update ou como uma ferramenta autônoma. Use esta ferramenta para localizar e remover ameaças prevalentes específicas e reverter as mudanças que fizeram (consulte as ameaças cobertas). Para uma ação abrangente de detecção e remoção de malware, considere usar o Verificador de segurança da Microsoft.

Este artigo contém informações sobre porque a ferramenta é diferente de um produto de antivírus ou anti malware, como você pode baixá-la e executá-la, o que acontece quando ela encontra um malware e outras informações sobre o seu lançamento. Ela também inclui informações para os administradores e usuários avançados, incluindo informações sobre opções de linha de comando com suporte.

Como baixar e executar a Ferramenta de Remoção de Software Mal-intencionado
A maneira mais fácil de baixar e executar a ferramenta é ativando as Atualizações Automáticas. Ao ativar as Atualizações Automáticas você garante que irá receber a ferramenta automaticamente todos os meses. Se as Atualizações Automáticas estão ativadas em seu computador, você já está recebendo novas versões desta ferramenta mensalmente. A ferramenta executa em modo silencioso até que encontre uma infecção. Se você não foi notificado sobre uma infecção, não foram encontrados softwares mal-intencionados que exijam sua atenção.

Ativando atualizações automáticas

Para ativar as Atualizações Automáticas por conta própria, siga as etapas na tabela a seguir apropriadas para o sistema operacional executado no seu computador.
Caso o seu computador esteja executando Execute as seguintes etapas:

Windows 10

  1. Selecione o botão Iniciar e selecione Configurações > Atualização e segurança > Windows Update . Se você quiser verificar atualizações manualmente, selecione Verificar se há atualizações.
  2. Selecione Opções avançadas e, em Escolher como as atualizações são instaladas, selecione Automático (recomendado).
  3. Observação O Windows 10 é um serviço, o que significa que as atualizações automáticas são ativadas por padrão, e seu computador sempre tem os melhores e mais recentes recursos.

Windows 8.1

  1. Abra o Windows Update passando o dedo na borda direita da tela (ou, se estiver usando um mouse, apontando para o canto inferior direito da tela e movendo o ponteiro do mouse para cima), selecione Configurações > Mudar configurações do PC > Atualização e recuperação > Windows Update. Se você quiser verificar se há atualizações manualmente, selecione Verificar agora.
  2. Selecione Escolher como as atualizações são instaladas e, em Atualizações importantes, selecione Instalar atualizações automaticamente (recomendado).
  3. Em Atualizações recomendadas, marque a caixa de seleção Envie-me atualizações recomendadas da mesma maneira como eu recebo atualizações importantes .
  4. Em Microsoft Update, marque a caixa de seleção Fornecer atualizações para outros produtos Microsoft quando eu atualizar o Windows e selecione Aplicar.

Windows 7

  1. Clique em Iniciar (botão Iniciar) , aponte para Todos os programas e clique em Windows Update.
  2. No painel à esquerda, clique em Alterar configurações.
  3. Clique para selecionar Instalar atualizações automaticamente (recomendado).
  4. Em Atualizações recomendadas, clique para marcar a caixa de seleção Envie-me atualizações recomendadas da mesma maneira como eu recebo atualizações importantes e clique em OK. Caso uma senha de administrador ou uma confirmação seja solicitada, digite a senha ou forneça uma confirmação. Vá para a etapa 3.

Apos baixar a atualização pelo update do Windows;

Após o download, esta ferramenta é executada uma vez para verificar se o seu computador foi infectado por um determinado software mal-intencionado de ampla divulgação (incluindo o Blaster, o Sasser e o Mydoom) e ajuda a remover qualquer infecção encontrada. Se for encontrada uma infecção, a ferramenta exibirá um relatório de status na próxima vez em que você iniciar seu computador. Uma nova versão será oferecida a cada mês. Se você quiser executar manualmente a ferramenta em seu computador, poderá baixar uma cópia do Centro de Download da Microsoft ou executar uma versão online a partir do Microsoft.com. Esta ferramenta não substitui nenhum produto antivírus. Para ajudar a proteger seu computador, use um produto antivírus.

Ou você pode baixa-los aqui mesmo diretamente, de forma manual

Centro de Download da Microsoft

Pode transferir manualmente a Ferramenta de Remoção de Software Malicioso a partir do Centro de Transferências da Microsoft. Os seguintes arquivos estão disponíveis para download no Centro de Download da Microsoft:

Para sistemas com base em x86 de 32 bits:

Baixar Baixe o pacote da Ferramenta de Remoção de Software Mal-Intencionado para x86 agora.

Para sistemas com base em x64 de 64 bit:

Baixar Baixe o pacote da Ferramenta de Remoção de Software Mal-Intencionado para x64 agora.

Quando a Ferramenta de Remoção de Software Mal-intencionado detecta software mal-intencionado

A Ferramenta de Remoção de Software Mal-intencionado é executada no modo silencioso. Se ela detectar um software mal-intencionado no seu computador, na próxima vez que você fizer o logon em seu computador como administrador, um balão será exibido na área de notificação para informá-lo da detecção.

Realizando uma verificação completa

Se a ferramenta localizar um software mal-intencionado, talvez você receba um aviso para realizar uma verificação completa. É aconselhável realizar essa verificação. Uma verificação completa executa uma verificação rápida e depois uma completa no computador, independentemente se um software mal-intencionado foi encontrado ou não. Essa verificação pode levar diversas horas para ser concluída uma vez que verifica todas as unidades fixas e removíveis. No entanto, as unidades de rede mapeadas não são verificadas.

Removendo arquivos mal-intencionados

Se um software mal-intencionado tiver modificado (ou infectado) arquivos no seu computador, a ferramenta solicitará a remoção do software mal-intencionado desses arquivos. Se o software mal-intencionado modificou as configurações do navegador, a home page poderá ser alterada automaticamente para uma página que fornece as diretrizes sobre como restaurar estas configurações.

É possível limpar arquivos específicos ou todos os arquivos infectados que a ferramenta encontrar. Observe que alguns dados podem ser perdidos durante este processo. Além disso, observe que a ferramenta pode não conseguir restaurar alguns arquivos para o seu estado original, como estavam antes de serem infectados.

A ferramenta de remoção pode solicitar que você reinicie o seu computador para completar a remoção de alguns softwares mal-intencionados, ou pode solicitar que você execute manualmente algumas etapas para completar a remoção do software mal-intencionado. Para concluir a remoção, é necessário usar um produto antivírus atualizado.

Como remover a Ferramenta de Remoção de Software Mal-intencionado

A Ferramenta de Remoção de Software Mal-intencionado não usa um instalador. Geralmente, ao executar a Ferramenta de Remoção de Software Mal-intencionado, a ferramenta cria um diretório temporário com um nome aleatório na unidade raiz do computador. Esse diretório contém vários arquivos e inclui o arquivo Mrtstub.exe. Na maioria das vezes, essa pasta será excluída automaticamente após a conclusão da execução da ferramenta ou após o reinício do computador. Portanto, essa pasta nem sempre pode ser automaticamente excluída. Nestes casos, você pode excluir a pasta manualmente, sem causar efeitos adversos no seu computador.